Algum tempo atrás eu estava discutindo com uns amigos sobre nossas crenças e posturas ante algumas situações do dia a dia, e é claro que em alguns pontos discordamos, isso é bem natural. Então chegamos à conclusão que podemos conviver com as diferenças por meio do respeito que temos uns aos outros, mesmo que não haja concordância em tudo que fazemos.

Infelizmente é comum ver as pessoas agirem com intolerância em seus círculos de relacionamento e perderem grandes oportunidades de aprender, trocar experiências e gerar vínculos de amizades mais fortes. Nas organizações também não é diferente, posso dizer que esse é um ambiente de grande diversidade. Mas como podemos aplicar o respeito em nossas diferenças?

1) Mostre interesse nas experiências das pessoas: faça perguntas sem julgamentos, aproveite para conhecer os motivos pelos quais elas pensam e agem.

2) Ouça: ouvir é a melhor forma de desenvolver o respeito mútuo. Ouça com atenção e importância àquilo que lhe é compartilhado. Às vezes, a chave que você precisa para conquistar o respeito é ouvir tudo o que outro diz. Isso pode ajudar você a conviver com a diferença.

3) Filtre as suas opiniões: na hora comentar seu ponto de vista, faça um filtro do que realmente é importante ser dito. Embora discorde do outro, você não deve desprezar as diferenças das pessoas, seja ao menos humilde e sincero ao falar que não concorda mas que respeita e dedique-se em se importar com a pessoa pelo que ela é e não pelo que pensa.

Tenho certeza que é possível criar e manter um clima de relacionamento interpessoal mais saudável e maduro, sem perdermos nossa identidade e aprender a conviver com as diferenças. Pra concluir, quero incentivar você a refletir sobre como anda o seu respeito pelos outros e o que você tem feito para garantir um clima de relacionamentos melhor. Até breve!

Por Weverson Alves