Manter contato com os outros é uma das principais ações das pessoas de sucesso. Cumprimentar, dar um sorriso, fazer uma ligação, mandar uma mensagem ou enviar um e-mail, sempre que possível, para as pessoas da sua rede de relacionamentos é fator determinante para a construção de uma carreira vitoriosa e duradoura.

Que tal organizar uma planilha, uma pasta ou uma agenda para administrar melhor os relacionamentos e não perder os contatos? É simples e ideal para não deixar que um contato importante caia no esquecimento com o tempo. No entanto tenha muito cuidado para não ser superficial ou forçado, faça o contato apenas se tiver vontade e julgar necessário. Também evite e-mails e mensagens coletivas, por exemplo: “Feliz Natal a todos os meus amigos”, esse tipo de mensagem só demonstra ainda mais que a pessoa que recebeu não é tão especial para você.

Além de manter contato é preciso criar vínculos, amarrar laços que possam servir de apoio e fazer parcerias, parcerias positivas. Não só crie vínculos com o rapaz que senta ao lado da sua mesa de trabalho, com a turma da faculdade ou com o vizinho que mora ao seu lado. Faça também parceria com o porteiro, com o garçom do restaurante ou com a pessoa que acabou de conhecer, e procure enxergar o lado bom das pessoas, ela sempre tem algo para nos oferecer e nós também sempre temos algo para oferecê-las.

Sorria para o mundo, seja agradável com as pessoas e não esqueça de manter o contato. Tenha certeza que essa atitude é uma das mais importantes para a construção do seu sucesso.

Por Bárbara Santana