Sabemos que networking é a busca e a manutenção de relacionamentos que trazem benefícios mútuos. E para manter essa rede de contatos ativa é preciso estar sempre conectado e entender que em qualquer lugar e situação pode existir possibilidade de aumentar essa rede, seja na festa de aniversário do seu sobrinho ou até no mercado que você costuma fazer compras mensalmente. E por que não na Copa do Mundo?

Se você vai assistir aos jogos com os amigos do trabalho, os amigos da família, no estádio, no bar ou na casa de alguém, uma pessoa nova na turma pode ter interesse no seu trabalho e você no trabalho dela. Já vimos namoros, casamentos, grandes amizades surgirem em eventos como esse, e por que não um negócio ou parceria?

Então coloque em prática essas simples dicas:

1.  Você presta algum tipo de serviço ou vende algum produto?

Tenha sempre em mãos o seu cartão e aprenda que ampliar a rede não é entregar a maior quantidade de cartões possíveis. A entrega deve ser feita às pessoas certas e sempre aliada a uma boa conversa com breve apresentação do que o seu produto ou serviço soluciona, fazendo com que a pessoa entenda que você é a melhor opção para o que propõe.

2.  Você é um profissional em busca de novas oportunidades?

Demonstre isso em conversas informais entre um intervalo e outro, e tenha sempre um currículo online atualizado para que você possa enviar o mais breve possível, isso demonstra ainda mais o quanto você está preparado para as oportunidades.

3.  Cuidado com o excesso!

Fique atento para não ser aquele chato que fala sobre assunto de negócios nos momentos menos oportunos. Puxe o assunto de forma sutil, até que a conversa naturalmente te leve a falar de negócios. Ampliar rede de contatos não é chegar com uma placa dizendo o que faz, é primeiramente criar um clima de relacionamento agradável e de confiança.

A copa do mundo é um momento de diversão, de alegria e de união das torcidas, mas também pode ser um momento para início de grandes negócios e parcerias. Aproveite!

Por Bárbara Santana