Há um tempo, numa sexta-feira, fui convidada a participar de uma reunião, recebi aquela notícia com alegria, como sempre recebo, já que para mim toda reunião é uma possibilidade de networking, novos conhecimentos, amizades e quem sabe novos negócios. Então marquei na minha agenda e aguardei o dia combinado chegar.

Era uma terça-feira, a reunião estava marcada às 8h30 e eu cheguei ao local combinado às 8h, as  pessoas presentes tinham objetivos semelhantes e eu estava muito segura no assunto que iríamos tratar. Mas naquela reunião aconteceu algo diferente, o clima criado por uma pessoa presente me deixou mal durante o dia todo, a pessoa não era prepotente, muito menos arrogante, mas ela tinha uma frieza no olhar, uma energia pesada, que passava tensão para as pessoas.

Essa história aconteceu comigo, mas histórias semelhantes acontecem com várias pessoas todos os dias. Quantas pessoas com energia pesada já passaram pela sua vida? Quantas pessoas sanguessuga de energia você já conheceu? Talvez muitas ou algumas. Mas a principal pergunta que gostaria de fazer é: O que você faz para lidar com pessoas assim? Talvez você responda: “Eu evito pessoas desse tipo”, mas há momentos e situações, como a que apresentei acima, em que não é possível evitar, simplesmente temos que encarar.  E foi a partir desse dia que refleti: eu posso não ser responsável pela energia dos outros, mas sou responsável por como me deixo levar pela aquela energia.

Por isso, selecionei algumas técnicas para você aprender a lidar com pessoas carregadas de energia pesada e negativa:

  • Buscar pensamentos e sentimentos positivos

As pessoas que possuem pensamentos e sentimentos positivos não se abalam facilmente, porque são positivas e com energias boas. Ao não ter foco em pensamentos positivos, você pode se tornar uma pessoa de energia neutra, e os neutros são sempre mais fáceis de serem contagiados por energias negativas. Procure compartilhar coisas boas com os outros, assista programas de TV que tragam sensações de alegria, leia matérias e histórias de alegria, superação, e comece a enxergar a vida com olhos do bem. Claro que o negativo, o mal, o que é ruim sempre vai aparecer, mas quando foco é no bom e nas soluções, as energias positivas prosperam.

  • Não sentir medo das pessoas

Ao sentir medo de alguém, estamos dando uma prova de que ele é mais forte, mais capaz, e que ele está dominando a situação, isso nos deixa mais vulnerável a receber a energia dele.  Por exemplo, em uma entrevista de emprego ao ter uma postura de medo, você demonstra insegurança, os inseguros se deixam levar por qualquer situação e as energias negativas das pessoas presentes podem te alcançar e fazer com que o seu dia não seja dos melhores, começando logo pela entrevista. Ao adotar postura de confiança e segurança, você se torna mais forte e só se permitir é que será contaminado por energias negativas.

  • Praticar técnicas de centramento, relaxamento ou meditação

As pessoas centradas cuidam de si mesmo e do clima que desejam transmitir, fazem parte da solução e controlam sua irritação. Essas práticas podem ajudar você a tornar-se mais centrado. As técnicas não necessariamente são longas, existem técnicas de apenas dois minutos, são fáceis de fazer, estão disponíveis na internet, nas redes sociais e até por meio de aplicativos. O que você precisa é só começar a fazer, praticar e adquirir o hábito. E depois de uma semana, perceba a mudança que isso vai trazer para os seus dias e para as energias que lhe cercam.

Por Bárbara Santana