Recentemente escutei o relato de uma amiga sobre um conflito: realização profissional x barreiras que estavam impedindo essa conquista. Ela tinha interesse em progredir juntamente com a empresa que trabalhava e acreditava que tudo que ela estava fazendo era o suficiente para o alcance dos objetivos, mas também pensava que os outros é que estavam colocando empecilhos. O fato dos gestores não acompanharem o ritmo que ela havia pensado para empresa, e não concordarem com algumas soluções propostas por ela estava gerando falta de ânimo e alguns dilemas sobre seus objetivos profissionais.

Com base nisso, faço três perguntas: Como você enxerga os problemas que te impedem de alcançar o sucesso? Quantas vezes você acreditou que alguma barreira no meio do seu caminho foi colocada pelos outros? Quantas vezes você usou a frase: “O tempo irá resolver o meu problema”?

Que tal destruir algumas barreiras para o sucesso em três passos?

     1. Retire o “se” da sua vida

O primeiro ponto que gostaria de compartilhar com você é sobre como enxergamos o mundo e os problemas que aparecem no caminho da nossa jornada. Estamos acostumados a viver de “se”: “Se eu tivesse sorte de ganhar na mega sena minha vida estaria melhor.” “Se o meu gerente não estivesse na reunião eu teria me saído melhor.” “Se eu tivesse dinheiro eu seria empreendedor.” Vamos retirar o “se” das nossas vidas e resolver nossos problemas na estrutura do aqui e agora. Crie as oportunidades com base no que você já tem e não no que poderia ter.

     2. Pare de culpar o mundo pelos seus problemas

O seu sucesso depende de você. Muitas vezes vamos encontrar pessoas e acontecimentos que podem atrapalhar nosso percurso e objetivos, e só caberá a nós mesmos a mudar o percurso e trabalhar com base no que já foi interrompido. Pessoas de sucesso entendem que não podem controlar o mundo e não podem controlar as pessoas, mas podem controlar suas atitudes sobre os acontecimentos e pessoas.

     3. Não espere o remédio do tempo

Esqueça que o tempo é o remédio para solução dos problemas. O remédio está nas suas atitudes, quem precisa resolver os seus conflitos é você. Quando esperamos o tempo, estamos perdendo tempo, perdendo vida e muitas vezes nos desgastando. Faça perguntas a si mesmo: O que irei perder com essa solução? O que irei ganhar com essa solução? Resolva seus conflitos e garanta o seu próprio sucesso sem perder tempo.

Por Bárbara Santana