Ter um controle sobre o fluxo das emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para conseguir ter sucesso e um bom relacionamento interpessoal com todos à sua volta.

Antes de prosseguirmos com nossa análise, devemos esclarecer três termos que estão intimamente interligados, mas muitas vezes confundidos. São eles: sentimento, emoções e humores.

Sentimento é um conceito amplo que engloba tanto as emoções quanto os humores. Para identificarmos um sentimento, basta pensarmos ou fazermos a seguinte pergunta “Como você se sente?”

Emoções são sentimentos intensos que são direcionados para alguém ou alguma coisa. Para detectar as emoções, podemos utilizar expressões do tipo “Feliz com alguma coisa”, “Bravo com alguém”, “Com medo de algo”.

Humores são sentimentos que costumam ser menos intensos que as emoções e não possuem um estímulo contextual, portanto não são dirigidos à um objeto específico.

Ter controle sobre cada um desses aspectos e saber identificá-los nas pessoas ao seu redor é fundamental para conseguir ter sucesso e um bom relacionamento interpessoal com todos à sua volta. Quanto mais você aprimora sua inteligência emocional, mais seguro e confortável para resolução de problemas você se sentirá. Com maior autocontrole e empatia, o profissional não precisará mais medir suas palavras e pesar suas decisões diante de cada situação, otimizando o seu tempo para o que é mais importante: o desenvolvimento do seu negócio!

Por Duque Treinamentos