Falar bem é uma das principais competências avaliadas em bons profissionais. No dia a dia, percebemos com facilidade a importância de saber se comunicar, seja em entrevistas de emprego, quando se destacam aqueles profissionais que sabem se expressar com clareza e convencem o recrutador, seja numa conversa com amigo, quando com palavras é possível convencer sobre uma ideia, seja numa visita ao cliente, quando com simpatia e conhecimento se fecha uma venda ou em apresentações, quando com paixão e organização o sucesso é obtido.

Para você que deseja alcançar sucesso na comunicação e conquistar o público desejado, seja ele um recrutador, cliente, amigo ou uma platéia, selecionei 7 dicas para colocar em prática agora:

1. Conhecimento

Para garantir o êxito na comunicação é preciso saber do que se fala. Prepare-se: um bom estudo e fazer perguntas a si mesmo sobre o tema garantem mais firmeza no momento da fala e transmitem segurança para o público.

2.  Organização.

Estruturar pensamento e organizar o que vai ser dito é fundamental para comunicação eficaz. Elabore tópicos, prepare o início, o meio e o fim e garanta sucesso, afinal o que não é planejado corre mais risco de dar errado.

3.  Carisma

Se você não tem carisma, você tem mais dificuldade de conquistar o que deseja. Entenda que a simpatia atrai atenção e causa boa impressão, então comece a praticá-la em qualquer situação, porque a prática leva ao hábito.

4.  Naturalidade

Seja natural, seja você mesmo e evite forçar algum comportamento que não seja seu. Quando somos espontâneos passamos uma impressão maior de sermos verdadeiros.

5. Repertório

Ninguém resiste a uma boa história, então tenha em seu repertório boas histórias para contar. Quando falamos sobre qualquer assunto e contamos uma história real, conseguimos despertar mais interesse e aumentar a imaginação do público.

6. Envolvimento

As pessoas deixaram de ser meras expectadoras para ser em criadoras de conteúdo e formadoras de opinião. Então envolva as pessoas, faça elas falarem, deixe que elas contribuam e demonstre que o que foi dito por elas teve fundamental importância para o assunto.

7. Entusiasmo

O entusiasmo é uma força positiva que contagia. Mostre que você é apaixonado pelo que fala e transmita energia nas palavras.

Por Bárbara Santana